Download

Blogger Themes

sábado, 24 de maio de 2014

Nenhum comentário :
Câncer de Pulmão

O que é?

     O câncer de pulmão é um tumor caracterizado pela quebra dos mecanismos de defesa naturais do pulmão, a partir de estímulos carcinogênicos ao longo dos anos, levando ao crescimento desorganizado de células malignas. O câncer de pulmão é um tumor maligno que pode pegar desde a traqueia até a periferia do pulmão. É uma das principais causas de morte entre as neoplasias no Brasil, com 18 mil casos novos em 2012, sendo a principal causa de morte por câncer entre homens e segunda causa entre as mulheres.

Sintomas

     Os sintomas iniciais do câncer de pulmão são facilmente confundidos com doenças comuns, sendo os mais frequentes:


  • Tosse
  • Falta de ar
  • Presença de sangue no escarro
  • Dor no peito
     Também ocorre a perda de peso por causa da doença. Pode ocorrer de o paciente não sentir nada no periodo inicial, o que torna a doença mais grave.

Diagnostico 

     Dificilmente o câncer de pulmão é diagnosticado em fase inicial, justamente pela ausência de sintomas. Dessa forma, o câncer de pulmão geralmente é diagnosticado em estágio avançado ou alojado em outros lugares. Quando a detecção é precoce, exames de imagens periódicos ajudam a facilitar no diagnóstico e intenções curativas. Qualquer anormalidades nos exames pode levar o pacinte à fazer tomografia computadorizada no tórax, o exame é simples e fornece as informações necessárias, principalmente em pacientes tabagistas. Caso estes exames evidenciem alterações suspeitas de câncer, será necessária a realização de uma biópsia, que significa a retirada de um pequeno fragmento da área suspeita para a análise, que poderá confirmar a presença de câncer do pulmão.

Exames

Existem vários tipos de exames simples que auxiliam desde a detecção até o acompanhamento, que são:

  • Broncoscopia
  • Cintilografia óssea
  • Tomografia computadorizada do tórax
  • Radiografia torácica
  • Estudos citológicos de fluido pleural ou saliva
  • Biópsia pulmonar com agulha
  • Biópsia pulmonar cirúrgica
Tratamento

     Apesar de a cirurgia ser considerada o tratamento de maior chance de controle e cura, poucos são os candidatos a uma ressecção completa, cerca de 10% a 20% dos casos apenas. Entre esses, uma porcentagem reduzida se beneficia claramente da cirurgia. A radioterapia com intenção curativa, associada ou não à quimioterapia, tem sido reservada para pacientes que não podem ser operados por questões técnicas, como a localização do tumor, ou questões clínicas, como a saúde do paciente. O carcinoma indiferenciado de não pequenas células pode ser tratado com cirurgia, ao passo que o carcinoma de pequenas células responde melhor à quimioterapia e à radioterapia. Nos casos em que a doença é metastática, a quimioterapia pode ser realizada para aumentar a média de sobrevida em relação ao tratamento de suporte, assim como a qualidade de vida.

Complicações Possíveis

    As complicações possíveis decorrem do tamanho, local da lesão e eventualmente de substâncias produzidas pelo tumor e liberadas na corrente sanguínea. O seu crescimento pode afetar por invasão, obstrução ou compressão de estruturas respiratórias, vasculares ou nervosas. Há sempre o potencial de hemorragia, e sintomas podem ocorrer em decorrência de elementos secretados pelo tumor ou dos locais das metástases.
     Se o câncer de pulmão avançar pelo órgão, pode surgir um líquido na cavidade pleural, ocupando o pulmão inteiro e causando uma insuficiência respiratória. Se avançar para cima do coração, pode diminuir a funcionalidade deste, bem como causar insuficiência hepática se pegar o fígado. O câncer de pulmão também pode avançar para o sistema nervoso central ou coluna, podendo causar paralisia, lesões e deficiência de movimento.
      No entanto, é melhor sem pre fazer exames de rotinas periodicamente, pois saúde é o nosso maior bem.




Nenhum comentário :

Postar um comentário